quinta-feira, julho 05, 2012

I Maratona BTT Aldeias de Montanha (SEIA/LORIGA) 4ª etapa do UP and DOWN INATEL-VISEU - informações -

O horário da partida foi alterado; 09h00m e 09h30m, para a maratona e meia maratona, respetivamente.

UP AND DOWN – SEIA (LORIGA) 2012

Meia Maratona 43 Kms 1550 mts altimetria
Loriga – Cabeça – Casal do Rei – Alto de vide – Vide – Baloquinhas – Baiol – Ribeira – Barriosa – Alto Fontão - Loriga

Maratona 63 Kms 2200 mts altimetria
Loriga – Cabeça – Casal do Rei – Alto de vide – Vide –Baloquinhas – Eólicas das Balocas – Pedras Lavradas – Teixeira - Ribeira -Barriosa – Alto Fontão - Loriga

Os percursos começam na Vila de Loriga em pleno coração da Serra da Estrela, considerada a Rainha da Serra que muitos denominam de “Suiça Portuguesa”, com a sua paisagem caraterizada por socalcos e famosa pelo seu Bolo Negro que puderão degustar ao longo da prova. Com partida a cerca de 750 metros de altitude com destino à 1ª Aldeia Led de Portugal – Cabeça, situada a uma altitude de 500 metros onde se pode apreciar as suas construções em xisto e as típicas levadas.
Continuando em direcção à aldeia de Casal do Rei passando, junto ao rio. Aqui aos 10 Kms surge o primeiro desafio com uma subida de cerca de 3 Kms.
Quando atingido o ponto mais alto, 740 metros pode-se ter uma perspectival sobre o traçado que terá de ser feito, nomeadamente o parque eólico que os atletas da Maratona terão de transpor.
Para fazer jus ao nome da prova “Up and Down” inicia-se a descida muito acentuada de uma colmeada em direcção à Aldeia da Vide onde será o 1º Abastecimento aos 20 kms de prova (junto á Ponte Romana).
Continuando pela EN 230, vira-se á direita para Baloquinhas, onde começa o 2ª desafio da prova com uma subida de cerca de 3,5 kms onde será feita a viragem à esquerda da meia maratona e desce-se depois até às localidades de Baiol e da Ribeira, onde se juntam novamente os 2 percursos.
A maratona continua a subir em direcção ao Parque Eólico de Balocas a 1200 Mts de altitude onde se poderá parar para respirar e observar uma paisagem dislumbrante das serras circundantes. A descer para o Parque Eólico das Pedras Lavradas (pedra de xisto muito solta, podendo originar furos e quedas). Continua-se a descer para a Teixeira onde será o 2º abastecimento aos 39 Kms junto à Associação Amigos da Teixeira.
A Maratona segue em direcção à Ribeira onde se junta com o percurso da Meia Maratona sendo coincidente até ao final.
Na Ribeira farão um single treck de quase 3 kms até a aldeia da Barriosa, onde depois de a atravessar podemos observar a queda de água do Poço da Broca e retemperar forças com o 2º (aos 29 kms da meia maratona) e 3º abastecimento (aos 48 kms da maratona).
A partir daqui começa o último desafio com uma subida de cerca de 6,5 Kms até ao alto do Fontão, chegando à EN 231 vira-se à esquerda em direcção a Loriga, podendo-se observar a vista sobre a Vila e a Garanta de Loriga, descendo pela Calçada Romana.
Depois do merecido banho e de retemperar forças com o almoço composto por alguns produtos típicos, aconselhamos a fazerem o relaxamento muscular na Praia Fluvial de Loriga, uma das candidatas finalistas às 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praias Fluvial.

track da maratona

Infelizmente não temos o track da meia maratona, porque o aparelho encarregue de o marcar, avariou a meio do percurso. Os valores das altimetrias são as indicadas no texto anterior. Pelo mesmo motivo só temos disponível o gráfico da maratona.

MUITA ATENÇÃO: O track da maratona não está totalmente correto, houve pequenas alterações ao percurso, efetuadas no terreno, por quem marcava o mesmo. Alterações provocadas por motivos alheios à nossa vontade. Neste momento, ambos os percursos estão totalmente marcados, não sendo necessário o uso do GPS.

Algumas fotos do que vão poder ver:
a qualidade, das mesmas não é a melhor, mas foi a possível, por entre marcações e "amarrações" de fitas amarelas!

queria voar e ia conseguindo, com o vento que estava

a vermelho a maratona, amarelo a meia maratona