segunda-feira, julho 19, 2010

Campeonato Nacional XCO (Cross Country) em Seia - fotos -

O texto, que se segue, não é meu é do atleta do Clube BTT de Seia (em recuperação), Paulo Serra. Rápidas melhoras.
Não pedi autorização, "roubei" o mesmo do forumbtt.
Paulo, desculpa mas é excelente e deve ficar no blog do Clube.
Fotos no final do texto.


"Atenção:este post demora cerca de 4” a ler.

Pessoal...e já passou o Campeonato Nacional 2010 de Cross-Country em 
Seia.
Ainda agora acabou mas já deixa saudades,isto porque o nivél competitivo e organizativo esteve num patamar muito elevado.

Quanto à competição,vencedores,uns esperados,outros nem tanto,mas cada camisola foi bem suada e bem ganha numa pista mt exigente fisicamente,e com a parte técnica tb a dar trabalho,um dia de sorte para uns,de azar para outros.

C1 não teve grandes surpresas,José Silva(Ganda Zé,3 titulos nacionais em 2010) nos vet-A,e F.Duarte nos Vet.B correram "detrás para a frente" e ganharam, Carlos Cabrita nos Vet.C dominou "sem dificuldade"...

C2,nas Elites Femininas ganhou a lutadora e polivalente Ana Rita Vigário,que liderou sempre a corrida,a camisola assenta-lhe bem,nos restantes escalões Femininos não houve surpresas,se houve talvez apenas nas Veteranas,por último os Cadetes Masculinos,Gonçalo Amado levou a camisola,mas a ter que dar tudo na ultima volta para chegar ao 1º lugar,camisola bem suada,não consegiu na Estrada consegui no BTT.

C3,e "cabeça de cartaz",foi onde houve algumas surpresas ou nem tanto....
nos juniores,com João Leal pela Turquia,seria Paulo Cepa,vencedor da taça o maior candidato,mas um furo levou-o a desistir,e fazer outros atletas a sonhar com uma camisola inesperada,aproveitou e bem José Gaspar,que acabou por dominar a corrida,nunca se deixando apanhar pelos adversários.
no Sub-23 haviam em meu entender 4 atletas para discutir o pódium,Tiago Ferreira,Mário Costa,David Rodrigues e Ricardo Marinheiro,apenas um lá chegou,os dois ùltimos furaram e comprometeram as aspirações,embora nenhum deles me parecesse hoje com andamento suficiente para ganhar,Tiago Ferreira após 1ª volta "canhão"(record) em 00:17:05,foi traído não pela mecânica mas pelo fisico,desistiu durante a 2ª volta,e não é por não ganhar hoje que deixa de ser para mim o melhor atleta nacional de BTT....e a vitória foi para Mário Costa,que com um andamento forte,geriu mt bem as forças,e não cometeu erros,é Campeão e justamente,conforme algum dos outros tb seria.
Elites....sem surpresa David Rosa,mesmo tendo que parar cerca de 00:01:30 na Z.T. ,foi suficiente para ganhar folgadamente.

Algumas curiosidades no "sector Masculino":
Dos vencedores da Taça em 2010,apenas Gonçalo Amado e Mário Costa fizeram "a dobradinha",Campeonato e Taça.
De 2009,apenas David Rosa e Carlos Cabrita renovaram a "camisola" em 2010.
De referir o andamento nos Vet-A, que se olhasse apenas à matematica podia dizer que fizeram a Veloc./Média mais rápida,mas não digo porque correr às 10h com 27/28 graus(por ex.),não é a mesma coisa que correr às 15h com 35/36 graus.
O "azar",ou não de alguns atletas com a "mecânica" que define Camisolas para 2011,não acho(eu)que seja lógico arriscar,e tirar meio kilo à bike,optando por pneus de 300/350 grs,pneus com pressões elevadas,temperatura ambiente elevada,podia correr mal...atenção que nem todos que furaram foi por isso,mas alguns foi,e bem devem estar arrependidos da opção.
E também o nº atletas presentes,285 em 
Seia em 2010,...240 em Rio de Mouro em 2009.

Quanto ao aspecto organizativo,superou completamente qualquer umas ultimas edições(2006/7/8/9),quem organizar em 2011 vai ter que reunir um conjunto de condições mt boas para pelo menos igualar este Campeonato Nacional em 
Seia.

Boa ideia:a concentração das provas apenas no domingo,poupou imenso trabalho às equipas,não só na organização mas tb nas despesas,3 corridas/entrega de prémios feitas ás horas marcadas,apenas a C3 atrasou um bocadinho,mas nada demais.

Quanto ao circuito,o aspecto mais importante para quem compete,grande parte dos 5,5kms foi desbravado pelas matas circundantes à Zona escolar de
Seia,e foi mesmo desbravar,não foi o quase habitual "espalhar fita",aproveitar as estradas rurais,e fazer 2/3 singles-tracks,não,mt mato roçado,mt terra"virada",zona de meta e assistências enorme,onde ninguém "se atropelou",ou teve falta de espaço,quem viu as fotos no bolg btt seia,ou esteve lá observou o que digo.
Parque das equipas enorme,tanto que algum diponivél dentro da Escola nem foi utilizado, este fim de semana a luta não era por um espaço,mas sim,ter um espaço ainda melhor.
Balneários dignos,e "colados"ao evento,lavagem de bicicleta se assim quisessem.
Fica a ideia que este campeonato,com este conjunto de condições"naturais",pode dar origem a eventos BTT de dimensão internacional,vai ficar "debaixo de olho" certamente como um dos melhores palcos Nacionais ,se as entidades respectivas assim o quisserem e se disponibilizem...why not?
E ainda:
Local com possiblidade de "almoço"e bebidas,e onde sentar a ver as provas,num cenário natural mt interessante.
Indicações de como chegar ao circuito,embora fosse facil,já que 
Seia não é uma "metrópole urbana".
Informações detalhadas sobre o evento adiantados na i.net a "tempo e horas".
E é tudo,se houve algum pormenor menos bom,foi mesmo pormenor.

Quanto aos rostos do evento,imensa gente,mt mais que imaginam,mas destacar ....
Filipe Almeida/Miguel Mendes/C.M.Seia(não é um rosto mas sem €la)...missão mt bem cumprida,podem descansar,ou talvez não,possivelmente haverá mt gente a querer voltar a Seia no futuro, e haverá "que arregaçar as mangas" novamente.
PARABÉNS AOS VENCEDORES,À ORGANIZAÇÃO AO MT PÚBLICO PRESENTE.

Por ùltimo de notar a ausência nestes Campeonatos Nacionais do Presidente da U.V.P.-F.P.C,... não perguntei o motivo da ausência,não esteve em S.M.Feira,nos C.N.Estrada,não esteve aqui...esteve quem tutela o BTT mas....

E chega,foi um Campeonato Nacional,deixa saudades, mereceu um atenção mais detalhada,e quem infelizmente ainda não pode competir,está mais atento a outras situações,as opiniões são completamente pessoais.


CLASSIFICAÇÕES EM:
http://www.scribd.com/doc/34488244/C...010-Corrida-C1
http://www.scribd.com/doc/34495734/C...010-Corrida-C3

e brevemente tb em 
www.uvp-fpc.pt
P.S…e tb o motard era um multi Campeão Nacional de Enduro(Motociclismo)…Mário Patrão."



Durante a semana, penso conseguir disponibilizar mais fotos.
A autoria do 1º álbum é de um membro do Clube. São poucas, porque todas as mãos disponíveis eram poucas, para ajudar no dia da prova.
O 2º álbum é de um grande amigo (Carlos Moura), profissional na arte de fotografar, como se pode ver pela qualidade e beleza das fotos. Obrigado, Carlos.


2 comentários:

  1. SENENCE6:54 PM

    parabéns pela a excelente organização deste grande evento mas gostaria de deixar uma palavra de apreço para o grande fotografo CARLOS MOURA por mais um bom trabalho, apesar da sua deficiência visual mostra do que é capaz quando manipula qualquer maquina fotográfica.
    não é normal que alguém que vê apenas 40 por cento seja tão bom fotografo É UM GRANDE TALENTO conheço muito bem o seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Sempre que me refiro a ele, é com grande admiração.
    Também tiro algumas fotografias e gosto da arte de fotografar. Mas chegar perto da qualidade do Carlos, não é fácil.
    Agradeço o seu comentário...

    ResponderExcluir

Pode opinar aqui, sofre este POST...

2ª Maratona BTT Serra da Estrela

Link da 2ª Maratona BTT Serra da Estrela e veja o que pode perder se não participar na próxima!


3ª Maratona BTT Serra da Estrela - 26 Abril de 2009


Organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia 
e
Clube BTT de Seia.

151 inscritos até final do dia 25 ABril.


FICAMOS A AGUARDAR-VOS PARA O ANO.